Resiliência é a chave para um futuro cibernético seguro
Face à crescente complexidade e às crescentes ameaças cibernéticas, os líderes de segurança precisam de um plano de jogo diferente: resiliência cibernética.
Aumentando a Resiliência Cibernética em um Cenário de Ameaças em Constante Evolução
A dura realidade para os líderes de cibersegurança é que suas organizações estão enfrentando atores maliciosos implacáveis e em constante evolução, enquanto precisam proteger uma gama cada vez maior de superfícies de ataque. Os números deixam claro que os métodos e ferramentas de segurança tradicionais não são suficientes para manter as empresas seguras. Conforme relatado no EY 2023 Global Cybersecurity Leadership Insights Study, as organizações enfrentam uma média de 44 incidentes cibernéticos significativos por ano, e o custo do ransomware deve chegar a US$ 265 bilhões até 2031. A maioria dos CISOs (Chief Information Security Officers) já sabe que o que suas organizações estão fazendo é insuficiente, com apenas um em cada cinco relatando que considera suas abordagens eficazes para ameaças modernas.
O cenário de ameaças imprevisível cria desafios novos e inesperados até mesmo para os especialistas em cibersegurança mais experientes. As organizações precisam continuamente aprimorar suas práticas de segurança e ir além da adoção reativa de tecnologia e recuperação de desastres para uma abordagem que coloca a resiliência cibernética no centro de uma estratégia empresarial ponta a ponta. A resiliência cibernética vai muito além de simplesmente se preparar e responder a ameaças e ataques; é uma abordagem abrangente para proteger organizações que abrange continuidade de negócios, segurança de sistemas de informação e resiliência organizacional. Para se tornarem ciber-resilientes, as organizações precisam incorporar a segurança em todos os aspectos de sua organização desde o início e iterar continuamente para refinar sua postura. O caminho para a verdadeira resiliência cibernética é desafiador, mas os inovadores estão abrindo caminho para torná-la alcançável.
Acompanhando a Mudança do Jogo de Cibersegurança
A necessidade de resiliência cibernética nasce de várias situações, a primeira das quais é a imensa complexidade que os líderes de segurança agora enfrentam em seus cenários de tecnologia e segurança corporativa. Líderes de TI e segurança que adotaram várias soluções tecnológicas para combater ameaças introduziram uma complexidade problemática em seus stacks de tecnologia e estratégias de segurança. “Muitas superfícies de ataque” foi o desafio interno mais citado para a abordagem de cibersegurança das organizações na pesquisa da EY, e 75% dos entrevistados classificaram a nuvem e a Internet das Coisas (IoT) como os maiores riscos tecnológicos nos próximos cinco anos. À medida que a IA generativa (GenAI) e as tecnologias emergentes chegam ao mercado, elas aumentam essa complexidade e criam novas vulnerabilidades.
O segundo problema é o de custo e trabalho interfuncional. Historicamente, os investimentos em cibersegurança têm sido bem suportados na maioria das organizações. Mas à medida que as ameaças crescem em eficácia e volume, as organizações podem questionar seus investimentos. Para determinar onde devem colocar seu orçamento de segurança e implementar estratégias eficazes de cima para baixo, a segurança deve ser um esforço de toda a organização, não apenas relegado às equipes de cibersegurança e ao departamento de TI. Agora, mais do que nunca, as organizações devem incorporar a segurança à tecnologia, em vez de confiar nas equipes de cibersegurança para proteger todos os aspectos das operações de negócios. Tornar a cibersegurança uma operação multifuncional, em vez de um trabalho siloado, requer melhor comunicação entre os níveis organizacionais – uma marca registrada das estratégias de segurança mais eficazes.
Por fim, os líderes precisam de uma mudança de mentalidade. As regras evoluíram, e a cibersegurança forte não é mais um jogo de gato e rato com soluções individuais para tratar de ataques individuais. Meras estratégias de recuperação de desastres ou continuidade de negócios não são suficientes quando uma organização está lutando contra adversários sofisticados do cenário de ameaças moderno. A liderança deve adotar uma abordagem de segurança mais holística e inerente – na qual políticas, práticas e ferramentas de segurança são tecidas em conjunto em um tecido de toda a empresa para formar a solução definitiva: resiliência cibernética.
Soluções Preparadas para Resiliência para Segurança Visionária
Trabalhando em conjunto com líderes do setor, a EY e a Dell Technologies projetaram uma plataforma inteligente de resiliência cibernética, baseada em tecnologias de IA/ML, para ajudar as organizações a obterem uma vantagem sobre as ameaças cibernéticas modernas. Essas duas empresas inovadoras trazem vasta experiência e tecnologia para a mesa: a visão completa e a experiência incomparável do setor da equipe da EY, combinadas com os sistemas de proteção de dados da Dell e sua capacidade de executar estratégias de resiliência cibernética. Essa poderosa combinação permite que as organizações transformem um ambiente complexo em uma unidade de defesa multicamadas, capaz de resistir a interrupções digitais extremas e riscos em constante evolução.
É na utilização dessas tecnologias com a configuração e processos corretos que a aliança se destaca. A verdadeira resiliência cibernética é uma combinação personalizada de avanços tecnológicos e o método operacional correto – a estratégia certa é diferente para cada organização. As equipes da EY e a Dell se destacam em fornecer soluções eficazes de cibersegurança e um método comprovado para operacionalizá-las para resiliência, adaptabilidade, eficiência de custo e uma postura de segurança geral aprimorada. Juntas, a EY e a Dell trabalham em estreita colaboração com líderes do setor para entender os desafios e vulnerabilidades de dados de uma organização e personalizar uma solução para atender às suas necessidades, protegendo seus dados críticos contra ameaças cibernéticas e, ao mesmo tempo, mantendo-os acessíveis para as operações do dia a dia.
Reforce a sua Resiliência Cibernética com a EY e a Dell
A aliança EY-Dell Technologies oferece às organizações visionárias a elasticidade necessária para enfrentar os adversários de hoje com cibersegurança sofisticada e se manter forte contra ameaças em constante evolução. Juntas, ajudamos as organizações a:
- Abordar a crescente complexidade dos cenários de tecnologia e segurança com uma solução integrada e unificada de resiliência cibernética.
- Colocar todos os aspectos da sua organização sob o guarda-chuva da resiliência cibernética com uma abordagem que fomente a colaboração multifuncional.
Desenvolver a mentalidade de segurança da sua organização para adotar uma abordagem holística de resiliência cibernética que integre políticas, práticas e ferramentas em um tecido de toda a empresa
Este conteúdo foi escrito por Jim Shook com coautoria por Sean Wessman, Diretor de Cibersegurança da EY Americas Technology e postado originalmente pela Dell.