O modelo não está definido.

IT-One apoia a construção de infraestrutura de TI da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das mais antigas e prestigiadas entidades de ensino superior do Brasil. Inaugurada em 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), a instituição foi federalizada, como UFV, em 1969. Além de seu campus localizado na cidade de Viçosa, a Universidade possui, desde 2006, os campi UFV-Florestal e UFV-Rio Paranaíba, localizados em Florestal e em Rio Paranaíba, respectivamente. Atuando em três municípios do estado de Minas Gerais e com mais de 20 mil estudantes matriculados, o ecossistema da UFV demanda por uma arquitetura de TI ágil, escalável e integrada com as mais recentes aplicações do mercado.

O Desafio

A Universidade implementou há alguns anos uma solução de data center. Porém, a tecnologia implantada começou a se mostrar obsoleta e deixou de atender às necessidades da nova realidade digital. Esse cenário sobrecarregou as demandas legadas e acarretou certos desafios de performance para o core business da UFV, dentre eles a aplicação de matrículas e rematrículas em períodos críticos como o início de semestre, gerando grande insatisfação por parte dos alunos. Dessa forma, a instituição iniciou a procura por parceiros que elevassem a capacidade de sua arquitetura de TI.

A Solução

Após criteriosos estudos e mensuração das necessidades da Universidade, foi proposto o desenvolvimento de um projeto baseado em três pilares (Escalabilidade, Performance e Disponibilidade) que fosse facilmente implementável e permitisse evoluções futuras. Para encontrar o parceiro de tecnologia mais adequado, a UFV realizou um pregão eletrônico, do qual a IT-ONE — uma das maiores fornecedoras e integradoras de soluções de TI do Brasil e presente no mercado nacional desde 2002 — saiu vitoriosa e assumiu responsabilidade pelo projeto. Ao apresentar uma proposta com a solução VMware de Infraestrutura Hiperconvergente (HCI) com no-break, a IT-ONE estava mais alinhada às expectativas da instituição, além de demonstrar ampla capacidade de crescimento horizontal. A implementação do sistema também contemplava treinamentos e um portfólio de serviços profissionais pela integradora.

Benefícios da aquisição para o cliente

Desde que o projeto foi implementado, o cliente informa que os ganhos foram extremamente positivos devido à alta disponibilidade do novo hardware. As matrículas performam de forma satisfatória e sem atritos à jornada dos usuários por conta das melhorias em sua arquitetura. Outra vantagem significativa é a disponibilidade dos sistemas que, mesmo em períodos com alta carga de trabalho e aumento no número de acessos, como durante a migração para o ensino remoto em decorrência da pandemia de COVID-19, continuaram 100% operacionais, funcionando sem interrupções, além de estarem mais rápidos.

Próximos Passos

O projeto foi desenvolvido para atender não só a arquitetura atual, como também um possível crescimento e escalabilidade para os próximos 5 anos. O alto desempenho e disponibilidade da infraestrutura durante o ensino remoto se mostrou uma surpresa positiva dado que, mesmo com a introdução de novas soluções no HCI, o suporte ao ambiente digital seguiu contínuo.

Compartilhar

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário

© 2022 - IT-One - Todos os direitos reservados.

© 2021 - IT-One - Todos os direitos reservados.