Por que o outsourcing de TI pode ser vantajoso para o seu negócio?

O outsourcing de TI é uma tendência cada vez mais presente nas empresas de diversos ramos, já que ela facilita o atendimento às demandas internas e do mercado. A possibilidade de reduzir custos, ter acesso a inovações tecnológicas e alcançar uma maior eficiência nos processos do setor são alguns dos motivos que tornam o outsourcing de TI cada vez mais procurado.

Muitos gestores pensam em terceirizar serviços de TI, mas têm algumas dúvidas sobre o assunto, que os fazem adiar a escolha pelo outsourcing. Realmente, trata-se de uma decisão complexa, devido ao fato de o setor de TI ser estratégico para a organização.

Sabendo disso, preparamos este artigo para que você entenda o que é o outsourcing de TI, quais são suas vantagens e se vale a pena adotá-lo em sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é o outsourcing de TI?

O outsourcing consiste na terceirização de determinados serviços da organização. No caso do outsourcing de TI, a responsabilidade pelos serviços ou infraestrutura do setor é delegada a uma empresa terceirizada, que deve trabalhar para manter sua eficiência.

O outsourcing consiste na terceirização de determinados serviços da organização. No caso do outsourcing de TI, a responsabilidade pelos serviços ou infraestrutura do setor é delegada a uma empresa terceirizada, que deve trabalhar para manter sua eficiência.

Quais são os tipos de outsourcing para TI?

O outsourcing de TI pode ser feito de duas maneiras: In-House ou Out-Outsourcing. No caso do In-house, a empresa terceirizada fornece o próprio serviço, que é mantido com os equipamentos e servidores da empresa. Já no out-outsourcing, a empresa fornece recursos de computação em nuvem para isso.

Nesse último caso, todo o ambiente de TI pode ficar por conta do fornecedor, armazenado em servidores fora da empresa. Todos os sistemas empresariais podem ser alocados na nuvem, até mesmo os sistemas operacionais dos computadores da organização. Ou seja, aparentemente o desktop está na empresa, mas na verdade está fora dela.

Quais são suas vantagens?

O outsourcing de TI traz diversos benefícios para as empresas, como uma maior flexibilidade para se adaptar às mudanças constantes no setor, diminuição de custos e acesso a melhores tecnologias. Veja alguns deles a seguir.

Otimização de processos e performance

Com o outsourcing, o desempenho geral do setor de TI é melhorado, já que ele facilita o seu gerenciamento. Isso porque as empresas terceirizadas que fornecem soluções de TI costumam contar com tecnologias de ponta que otimizam a performance dos processos do setor.

O outsourcing de TI permite ter uma melhor visibilidade das condições atuais da infraestrutura, como o desempenho de equipamentos, softwares, armazenamento, segurança e proteção de dados. Assim, fica mais fácil identificar o que já está funcionando de forma adequada no setor e quais são os pontos que precisam de melhorias, além de corrigir eventuais problemas.

Foco na estratégia de negócio

O outsourcing de TI permite que a equipe de tecnologia da empresa tenha mais tempo livre para focar em seu core business, já que não há a necessidade de se preocupar com os serviços terceirizados.

Isso porque a equipe contratada busca entender os processos do setor e assume o controle e responsabilidade por sua execução, de forma a garantir seu bom desempenho e resolver problemas de forma rápida.

Além disso, com o outsourcing é possível contar com profissionais especializados em diversas áreas tecnológicas e preparados para atender às diversas demandas e necessidades do setor, já que estão familiarizados com diversas situações que podem afetá-lo. Assim, a empresa reduz gastos com a contratação de novos colaboradores — como aqueles gerados por processos seletivos e encargos trabalhistas.

Redução de gastos

Um exemplo disso é quando acontecem problemas relacionadas à falta de segurança da informação — como ataques cibernéticos — ou defeitos em equipamentos, que comprometem sua performance. Nesses casos, a empresa geralmente gasta muito para contornar o problema, o que impacta diretamente em sua lucratividade.

Terceirizar os serviços de TI é uma boa forma de reduzir gastos e otimizar os investimentos em tecnologia. Além da economia com novas contratações, como citado anteriormente, o outsourcing de TI evita problemas que podem trazer grandes gastos pontuais para as empresas.

Com o outsourcing de TI, a empresa terceirizada fica responsável por garantir a estabilidade e qualidade dos serviços prestados. Além disso, essas empresas normalmente contam com boas metodologias de gerenciamento de riscos, o que diminui as chances de ocorrência de erros.

Para quais empresas ele é recomendado?

Empresas que nascem totalmente na web, por exemplo, podem optar não só pelo outsourcing de TI, mas também dos demais setores do negócio. Isso traz a vantagem da mobilidade, já que os profissionais contratados podem fornecer os serviços de qualquer lugar do mundo. Porém, é preciso ficar atento à questão do suporte, já que muitas vezes ocorrem problemas que necessitam de resolução ágil e um atendimento de qualidade é fundamental nesses casos.

O outsourcing de TI não é recomendado para todas as empresas, pois isso depende do tipo de negócio e do setor em que elas atuam. Em alguns casos, todas as atividades de TI podem ser terceirizadas. Porém, em outros, é preciso decidir quais delas podem ser delegadas a terceiros ou até mesmo optar por desenvolver todas internamente.

Por outro lado, há empresas que precisam de um maior controle, principalmente quando são terceirizadas atividades-fim do negócio. Nesses casos, deve-se avaliar se é mais vantajoso contratar uma equipe interna ou profissionais terceirizados que possam desenvolver as atividades dentro da própria empresa, sob supervisão.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Diversos serviços podem ser terceirizados, de acordo com o tipo de negócio, sua organização e as demandas que ele apresenta. Alguns exemplos são:

  • comunicação interna — como telefonia, videoconferência etc.;
  • gerenciamento e monitoramento de TI;
  • suporte de TI;
  • infraestrutura — como servidores e outros equipamentos;
  • soluções de redes de computadores ou virtualização de servidores;
  • segurança da informação.

Como você viu, o outsourcing de TI é uma prática que pode trazer muitas vantagens para o negócio, desde que sejam bem definidos quais serviços serão terceirizados, de acordo com suas necessidades. Além disso, é preciso contar com um bom fornecedor, que tenha experiência de mercado e seja especializado nas soluções que sua empresa precisa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Todos os direitos reservados - IT-One por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?