Sistemas e ofertas em Nuvem Pública estendem o ambiente privado à nuvem, agregando flexibilidade, elasticidade e eficiência de custos. Pode ser utilizado para processamento, estratégias de recuperação de desastres (DR) e Proteção de dados. Baseados em virtualização, os ativos de TI da nuvem pública pertencem ao provedor de serviços e são gerenciados em conjunto com os serviços da nuvem privada “on premise” do cliente, sendo disponibilizados aos clientes sob demanda por meio de um catálogo on-line de autoatendimento com configurações usualmente pré-definidas. O uso dos recursos é monitorado e cobrado de acordo com um contrato de serviço, por exemplo, por consumo ou assinatura.
Uma Nuvem Híbrida é uma combinação de nuvens públicas e privadas, que permite a TI oferecer alguns serviços em suas próprias nuvens e outros em nuvens públicas.
Uma nuvem híbrida é o modelo de computação em nuvem mais flexível e econômico, combinando o que o departamento de TI faz melhor com as capacidades dos provedores de TI externos, acelerando a entrega de aplicativos e serviços. Estes aplicativos e serviços podem ser originados de nuvens públicas e privadas, mas são todos apresentados por meio de um só portal de autoatendimento. O portal também oferece transparência financeira, relatórios de uso e gerenciamento operacional para garantir que o ambiente todo possa ser monitorado em níveis de serviço específicos definidos pela equipe de TI.