Um dos principais desafios da TI é, sem dúvida, descobrir formas de direcionar os investimentos feitos em processos operacionais do dia a dia para atividades que realmente representem os objetivos de negócio da empresa.
Porém, para que isso aconteça é preciso garantir que os recursos estejam sendo utilizados da melhor forma. Isso significa reduzir o nível de complexidade da infraestrutura de TI e, com isso, otimizar a performance da empresa e abrir espaço para que a inovação aconteça.
Existem dois pontos importantes a serem considerados para que se alcance esses objetivos:
- é preciso ter uma visão objetiva de como as atividades de TI auxiliarão o desenvolvimento do negócio;
- deve-se assegurar que essa infraestrutura satisfaça os propósitos de disponibilidade e desempenho da empresa.
Neste post você encontrar dicas essenciais de como otimizar o uso da infraestrutura de TI da sua empresa. Acompanhe!
A influência da infraestrutura de TI no negócio
Sabemos que a infraestrutura representa o alicerce de toda a capacidade idealizada de recursos de tecnologia da informação para o negócio, certo? Isso quer dizer que ela é composta de hardware, softwares, sistemas operacionais, armazenamento e gerenciamento de dados, redes de telecomunicação, plataformas de internet e outros serviços integrados.
Aperfeiçoar o uso da infraestrutura de TI, portanto, pode representar uma série de bons resultados para a empresa, seja na redução dos custos, no aumento na produtividade ou no planejamento para expansão do negócio.
Mas como investir da maneira correta e otimizar o uso desses recursos?
O aproveitamento adequado dos recursos
Em suma, uma gestão ideal de infraestrutura, além de garantir e potencializar a disponibilidade dos recursos de TI, deve:
- garantir agilidade para entregas rápidas e eficientes para as áreas de negócio;
- elevar o nível da performance dos serviços prestados;
- amenizar os efeitos de possíveis mudanças;
- ter a capacidade de antecipar falhas.
Em outras palavras, o objetivo é que a TI garanta solidez para que os recursos funcionem adequadamente. Por outro lado, existe também uma necessidade de que essa mesma TI proponha produtos e serviços inovadores que auxiliem no crescimento do negócio.
Existe um método para que isso aconteça, garantindo um retorno maior sobre o investimento feito em tecnologia e, também, otimizando os prazos.
TI Bimodal
Desenvolvido pelo instituto Gartner, em 2014, o conceito de TI Bimodal propõe uma postura arrojada das empresas perante a gestão dos recursos de TI, com o objetivo de que a inovação em tecnologia seja melhor desenvolvida e colocada em prática.
A proposta é que a área de TI atue em duas vertentes diferentes, designadas da seguinte forma:
Modo 1
O Modo 1 — que também chamamos de TI tradicional — é focado na previsibilidade. Ele é dedicado a explorar o que já é conhecido no ambiente de tecnologia da empresa e, por esse motivo, tem como principais objetivos a estabilidade, a segurança e o funcionamento correto dos recursos.
Modo 2
Já o Modo 2 — ou TI não tradicional — tem foco na exploração. Aqui abre-se espaço para iniciativas que solucionem novos problemas. Ou seja, ele é direcionado para a geração de inovação, seja criando produtos e serviços ou dominando novos mercados.
Nesse ponto, a TI Bimodal representaria uma vantagem competitiva para a empresa, já que descentralização do setor deixaria uma equipe responsável por buscar e desenvolver soluções inovadoras para o negócio.
Pensando dessa forma, é possível contar com empresas especialistas que forneçam soluções de tecnologia e agreguem recursos e expertise para a infraestrutura da sua empresa.
Vale ressaltar que cada empresa tem necessidades e demandas específicas e isso também vale para a infraestrutura. Cabe uma análise minuciosa sobre a maturidade do setor de TI e dos objetivos da empresa.
No próximo tópico, falaremos um pouco mais sobre como alguns serviços podem ser contratados para que a equipe de TI da sua empresa possa focar em inovação.
A parceria de uma empresa especializada em infraestrutura de TI
Como dissemos, o objetivo da TI Bimodal é segmentar a TI para que uma das vertentes fique concentrada em propor soluções de inovação para o negócio. Isso pode ser concretizado se você contar com a parceria de uma empresa especializada em gestão de infraestrutura de TI.
Nesse caso, tudo o que estiver relacionado à parte operacional da TI será administrado por essa empresa terceirizada. Isso inclui monitoramento, gerenciamento e operação das soluções de armazenamento, virtualização, redes, segurança e suporte especializado, o que daria à sua empresa algumas vantagens, como:
Maior capacidade de inovação
Quando a equipe de TI deixa de se preocupar com questões operacionais e resolução de problemas de infraestrutura, fica mais fácil focar no negócio e implementar melhorias que causem impacto em curto prazo e que tragam grande retorno financeiro e estratégico para a empresa.
Maior controle dos serviços
O acompanhamento do desempenho dos recursos de TI e dos serviços executados fica mais prático, já que a empresa contratada fornece relatórios pontuais sobre tudo o que está relacionado à infraestrutura.
Redução de riscos
O caráter reativo na resolução de problemas passa a não existir, já que são criados insumos para que a equipe de TI seja capaz de prever problemas e diminuir os riscos envolvidos nas operações
Atendimento de especialistas
A maioria das equipes de TI é formada por profissionais de perfil generalista, sem conhecimento avançado nas tecnologias que compõem um Data Center.
Quando migra-se para o modelo de sustentação por meio de empresas especializadas nesse tipo de trabalho, é possível contar com profissionais experientes e com habilidades específicas, que são capazes de garantir o máximo da eficiência da infraestrutura, aumentando o retorno do investimento, mitigando riscos e controlando, de forma rápida e eficaz, crises que possam comprometer a disponibilidade dos serviços de TI.
Redução da complexidade operacional
Alguns processos, como backups automáticos, instalação de sistemas operacionais, implantação de ferramentas de segurança da informação, entre outros, passam a ser realizados pela empresa contratada, deixando a equipe de TI focada em implantar melhorias no ambiente.
Melhoria da performance
Os esforços e o tempo gastos na solução de questões operacionais podem ser direcionados ao desenvolvimento de novos projetos e ao acompanhamento de métricas e outras atividades relacionadas ao setor.
Em outras palavras, todos esses benefícios permitirão que a equipe de TI possa tomar decisões rápidas e efetivas.
É importante destacar que a empresa contratada deve ter um caráter de proatividade e governança, para garantir que a infraestrutura de TI esteja sendo utilizada da melhor forma. Isso inclui identificar gargalos, prever falhas e possíveis esgotamentos de recursos e evitar desperdícios com novos equipamentos de Data Center.