O modelo não está definido.

Os 3 pilares da Segurança da Informação nas Empresas da Era Digital

3 Pilares da Segurança da Informação nas Organizações

Você já reparou que, em um mundo cada vez mais global e conectado, perder a senha de uma rede social pode ser muito mais que um simples imprevisto? Imagine, então, o que significa garantir a Segurança da Informação nas empresas. 

É exatamente por isso que a cibersegurança é hoje considerada uma das demandas mais urgentes dentro dos conselhos corporativos. Aliás, segundo o Gartner, a segurança é a principal prioridade dos executivos. 

Bastante fácil entender o porquê, certo? 

Em tempos ultraconectados, com equipes descentralizadas trabalhando de todos os lugares do globo, a Segurança da Informação se tornou item essencial e inegociável para proteger e sustentar os negócios. Uma estratégia de segurança digital bem-sucedida, no entanto, exige muito mais do que simplesmente atenção às ameaças. As empresas devem entender que a cibersegurança é uma soma que envolve: tecnologia, processos e pessoas. 

Os caminhos da cibersegurança na era digital 

Um dos principais mitos envolvendo a segurança digital é a existência de práticas que permitam um ambiente 100% seguro e à prova de ataques 

O motivo para isso é simples: enquanto as soluções de proteção da informação precisam funcionar sempre, as fraudes e ameaças precisam ter sucesso apenas uma vez. Faz sentido? 

Mas calma: existem, sim, formas de maximizar a segurança da informação corporativa. 

Para isso, porém, é importante estar sempre alerta, buscando caminhos para otimizar a cibersegurança – o que inclui mapear possíveis brechas, conhecer melhor os riscos e investir em defesas mais seguras, entre outros.  

Temos, portanto, o contínuo desafio de mitigar os riscos e prevenir qualquer ataque. 

Como fazer isso? 

1. Invista em tecnologia e boas práticas de segurança da informação 

A primeira dica é manter o ambiente de TI sempre atualizado, com aplicações e sistemas de proteção em dia. 

Além disso, outra dica fundamental é seguir à risca os processos práticos, mesmo quando parecem ser desnecessários. 

Por exemplo: fazer o backup dos dados é sempre a primeira e melhor opção para um problema de servidor, uma falha de disco ou – até mesmo – para não correr o risco de ver todos os dados sequestrados por um ataque de ransomware 

Assim como os aviões, que contam com redundância em todos os seus sistemas e tecnologias, o backup permite que as companhias tenham sempre uma cópia segura dos dados. 

2. Defina políticas de segurança digital

É preciso deixar claro que as pessoas têm um papel vital para o sucesso de uma estratégia de Segurança da Informação. Quase 70% dos roubos de dados, por exemplo, começam com erros humanos. 

Então, além das boas práticas técnicas, lembre-se de oferecer suporte e capacitação para os profissionais que manejam seus dados. Isso fará, com certeza, muita diferença. 

3.Busque parcerias para otimizar a cibersegurança nas empresas 

 Um ponto-chave para a segurança digital é entender que ninguém consegue cobrir manualmente – e sozinho – todas as ações necessárias para proteger os dados na era digital. 

Principalmente em médias e grandes empresas, é bastante recomendável que o time de TI tenha sempre o suporte de especialistas em cibersegurança 

Dessa forma, enquanto seu time se preocupa com o foco de seus negócios, a força extra ajudará a mitigar e identificar as ameaças. E o melhor: com pessoas treinadas especificamente para isso. 

Ao seguir estes três pilares da Segurança da Informação nas empresas, sua companhia será capaz e criar um ambiente orientado à proteção e uso consciente dos dados e, ao mesmo tempo, montará uma infraestrutura de cibersegurança sólida e preparada para a dinâmica da era digital. 

Quer saber mais sobre este tema? Fale já com nossos especialistas e descubra como a IT-One pode ajudar a construir seu futuro digital a partir de hoje! 

 

Compartilhar

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário

© 2022 - IT-One - Todos os direitos reservados.

© 2021 - IT-One - Todos os direitos reservados.