Template is not defined.

Os 3 pilares da Segurança da Informação nas Empresas da Era Digital

3 Pilares da Segurança da Informação nas Organizações

Você já reparou que, em um mundo cada vez mais global e conectado, perder a senha de uma rede social pode ser muito mais que um simples imprevisto? Imagine, então, o que significa garantir a Segurança da Informação nas empresas. 

É exatamente por isso que a cibersegurança é hoje considerada uma das demandas mais urgentes dentro dos conselhos corporativos. Aliás, segundo o Gartner, a segurança é a principal prioridade dos executivos. 

Bastante fácil entender o porquê, certo? 

Em tempos ultraconectados, com equipes descentralizadas trabalhando de todos os lugares do globo, a Segurança da Informação se tornou item essencial e inegociável para proteger e sustentar os negócios. Uma estratégia de segurança digital bem-sucedida, no entanto, exige muito mais do que simplesmente atenção às ameaças. As empresas devem entender que a cibersegurança é uma soma que envolve: tecnologia, processos e pessoas. 

Os caminhos da cibersegurança na era digital 

Um dos principais mitos envolvendo a segurança digital é a existência de práticas que permitam um ambiente 100% seguro e à prova de ataques 

O motivo para isso é simples: enquanto as soluções de proteção da informação precisam funcionar sempre, as fraudes e ameaças precisam ter sucesso apenas uma vez. Faz sentido? 

Mas calma: existem, sim, formas de maximizar a segurança da informação corporativa. 

Para isso, porém, é importante estar sempre alerta, buscando caminhos para otimizar a cibersegurança – o que inclui mapear possíveis brechas, conhecer melhor os riscos e investir em defesas mais seguras, entre outros.  

Temos, portanto, o contínuo desafio de mitigar os riscos e prevenir qualquer ataque. 

Como fazer isso? 

1. Invista em tecnologia e boas práticas de segurança da informação 

A primeira dica é manter o ambiente de TI sempre atualizado, com aplicações e sistemas de proteção em dia. 

Além disso, outra dica fundamental é seguir à risca os processos práticos, mesmo quando parecem ser desnecessários. 

Por exemplo: fazer o backup dos dados é sempre a primeira e melhor opção para um problema de servidor, uma falha de disco ou – até mesmo – para não correr o risco de ver todos os dados sequestrados por um ataque de ransomware 

Assim como os aviões, que contam com redundância em todos os seus sistemas e tecnologias, o backup permite que as companhias tenham sempre uma cópia segura dos dados. 

2. Defina políticas de segurança digital

É preciso deixar claro que as pessoas têm um papel vital para o sucesso de uma estratégia de Segurança da Informação. Quase 70% dos roubos de dados, por exemplo, começam com erros humanos. 

Então, além das boas práticas técnicas, lembre-se de oferecer suporte e capacitação para os profissionais que manejam seus dados. Isso fará, com certeza, muita diferença. 

3.Busque parcerias para otimizar a cibersegurança nas empresas 

 Um ponto-chave para a segurança digital é entender que ninguém consegue cobrir manualmente – e sozinho – todas as ações necessárias para proteger os dados na era digital. 

Principalmente em médias e grandes empresas, é bastante recomendável que o time de TI tenha sempre o suporte de especialistas em cibersegurança 

Dessa forma, enquanto seu time se preocupa com o foco de seus negócios, a força extra ajudará a mitigar e identificar as ameaças. E o melhor: com pessoas treinadas especificamente para isso. 

Ao seguir estes três pilares da Segurança da Informação nas empresas, sua companhia será capaz e criar um ambiente orientado à proteção e uso consciente dos dados e, ao mesmo tempo, montará uma infraestrutura de cibersegurança sólida e preparada para a dinâmica da era digital. 

Quer saber mais sobre este tema? Fale já com nossos especialistas e descubra como a IT-One pode ajudar a construir seu futuro digital a partir de hoje! 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário

© 2022 - IT-One - Todos os direitos reservados.

© 2021 - IT-One - Todos os direitos reservados.