VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Fazer melhor uso dos recursos é o objetivo de toda empresa em qualquer ramo de atividade. O uso compartilhado é uma das melhores formas de otimização, já que minimiza a ociosidade e o desperdício de recursos.

A computação em nuvem permite às organizações reduzir a complexidade de seus ambientes de TI, diminuindo drasticamente os custos e permitindo a abordagem flexível de um modelo de prestação de serviços em TI que suporta melhor e com mais agilidade tanto os usuários finais quanto as necessidades de negócio, planejadas ou emergenciais. 

As soluções VMware e os serviços especializados IT-One aceleram a transição de uma organização para uma abordagem de computação em nuvem, permitindo à empresa ter na sua própria nuvem privada a oferta de TI como serviço, além de oferecer um ambiente com o nível desejado de alta disponibilidade, tolerância a falhas, recuperação em caso de desastre e capacidade de provisionamento/priorização de recursos de processamento. 
 
Adequar a infraestrutura de uma empresa visando o modelo “Cloud” vai além da virtualização de servidores. Facilitar o auto provisionamento é premissa para ser independente. É nesse intuito que a It-One ajuda seus clientes na criação da nuvem privada, criando e implementando ferramentas e processos de automação, gerenciamento, provisionamento e bilhetagem de recursos de forma simplificada.

A IT-One é um dos integradores de soluções de TI com maior expertise em virtualização no país, podendo contribuir muito no estudo de viabilidade e desenho de uma solução para a virtualização de servidores, rede e storage, trazendo economia onde o espaço físico, consumo de energia e refrigeração consomem parte significativa dos recursos financeiros.









 

Algumas razões para adoção do ambiente em nuvem privada/virtualização:

PROVISIONAMENTO SELF SERVICE (AUTOMAÇÃO, ORQUESTRAÇÃO E BILHETAGEM)

Adequar a infraestrutura de uma empresa visando o modelo “Cloud” vai além da virtualização de servidores. Facilitar o auto provisionamento é premissa para ser independente.

Tão importante quanto facilitar o provisionamento é apresentar antecipadamente o quanto vai custar, permitindo a tomada de decisão previamente, eliminando atritos entre quem provê e quem consome TI.

É nesse intuito que a IT-One ajuda seus clientes na criação de processos de provisionamento e bilhetagem de recursos de forma simplificada.

Oferecemos ferramentas de automação, orquestração e bilhetagem que eliminam os repetitivos processos de alocação e conectividade, mandatórios em qualquer infraestrutura de TI, criando um ambiente simplificado e ágil na provisão, administração e monitoração.

VIRTUALIZAÇÃO DE storage

O SDS (Software Defined Storage) é uma abordagem de armazenamento de dados na qual o controle de tarefas relacionadas ao armazenamento fica dissociada do hardware de armazenamento físico. O SDS enfatiza os serviços relacionados ao armazenamento em vez do hardware de armazenamento.  Os diversos benefícios do SDS, inclusive o gerenciamento do armazenamento simplificado, refletem-se em taxas de adoção cada vez maiores.

O armazenamento definido por software permite fazer as arquiteturas de armazenamento evoluírem por meio do hypervisor, trazendo para o armazenamento a mesma simplicidade, a eficiência e a economia de custos que a virtualização de servidores trouxe para o processamento. O SDS abstrai o armazenamento subjacente por meio de um plano de dados virtual.  Ao criar uma separação flexível entre os aplicativos e os recursos disponíveis, o hypervisor pode balancear todos os recursos de TI, processamento, memória, armazenamento e rede, necessários para um aplicativo.

Segundo pesquisa, o Mercado de SDS apresentará uma taxa de crescimento anual composta da ordem de 35% ao ano nos próximos 5 anos.  Conforme o armazenamento se torna um desafio cada vez mais complexo para que as organizações superem as pressões do aumento impressionante de dados, os responsáveis pelas decisões de armazenamento e TI se voltam para o SDS por uma série de motivos econômicos e operacionais.

Conforme os resultados da pesquisa, gerenciamento facilitado, provisionamento mais rápido e menos impacto sobre a equipe de TI são considerados os principais benefícios do SDS.

Porém, é importante observar que, como ocorre geralmente com muitas novas tecnologias, as organizações precisam de apoio de especialistas em armazenamento de última geração para analisar e ponderar bastante sobre quais cargas de trabalho de computação são melhores para SDS. A implantação do SDS em hardware de nível empresarial com as configurações adequadas pode melhorar consideravelmente os seus resultados, mas nem sempre a utilização do software de virtualização de storage em discos básicos descentralizados traz o resultado esperado para aplicações críticas e com altos níveis de exigência.

Contacte a IT-One para te suportar na avaliação da tecnologia mais indicada para cada necessidade de armazenamento de dados de sua empresa.