Pesquisa mostra que 58% de usuários de serviços em nuvem compartilham acesso a informações


Segundo Pesquisa Global sobre Software, concluída este ano pela BSA| Software Alliance, organização global que defende o setor de softwares contra a pirataria, realizada em 32 mercados, entre eles o Brasil, 58% dos usuários da tecnologia Cloud compartilham credenciais que garantem acesso aos serviços de software comercial de em nuvem.

E mais de um, em cada dez, revelou que compartilha as informações com pessoas fora do ambiente de trabalho. Dentro deste grupo, 72% indicaram que já fizeram isso mais de uma vez.

O estudo mostra que parte do problema do compartilhamento de credenciais relaciona-se à falta de orientação e à ausência de politicas formais nas empresas para o uso do serviço em Cloud: 42% dos participantes do estudo revelaram que as empresas onde trabalham não possuem tais regras.

"A nuvem precisa de gestão corporativa, ou seja, políticas para a aprovação de fornecedores de serviços em nuvem e que definam seu uso de forma segura. Compartilhar senhas e logins fragiliza a segurança da informação", diz Antônio Eduardo Mendes da Silva, country manager da BSA para o Brasil.

Além de reduzir e prevenir ameaças digitais, o estudo da BSA mostrou que a implementação de um programa de gestão de ativos software pode gerar economias da ordem de 25%, por meio da eliminação de ineficiências, como a hospedagem de softwares desnecessários.

Texto originalmente publicado no portal de notícias www.tiinside.com.br.

Outras notícias

IT-One participa do X WTICIFES

Pelo quinto ano consecutivo a IT-One patrocina o WTICIFES - Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de ...

IT-One é a mais nova parceira de negócios da F5 Networks Brasil

A F5 Networks líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) - tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web - ...

Pesquisa: 97% das grandes empresas investem na transformação digital, mas só 18% se preocupam com segurança

Um estudo global realizado pela Dimensional Research a pedido da Dell, com 631 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários, identificou que 97% deles têm investido em ...