Mobilidade & End User Computing

O uso dos desktops nas empresas ainda é uma realidade e continuará sendo por um bom tempo, pois, a onda “bring your own device” demanda novas e diferentes regras e ferramentas que nem sempre são simples de se aplicar.

Em paralelo, a evolução das aplicações vem a cada dia demandando maior poder de processamento das estações de trabalho, pois tratam a todo momento conteúdo diferenciado e cada vez mais elaborado.

A virtualização dos desktops evita a necessidade de atualização constante das estações de trabalho para atender as demandas de desempenho cada vez maiores, uma vez que o trabalho “pesado” fica a cargo dos servidores.

Virtualizar os desktops possibilita, de forma muito rápida, a criação de estações padronizadas ou a mudança dos padrões para atender as novas necessidades sem qualquer troca de equipamento físico. Cada perfil de usuário pode ter um modelo diferente de desktop configurado em segundos, dependendo do uso que se faz necessário.

Disponibilidade e mobilidade são características interessantes inerentes à essa solução, pois, permite aos usuários continuar trabalhando exatamente do ponto onde foi interrompido, caso uma falha, de qualquer natureza, afete sua estação de trabalho.

O modelo de recursos compartilhados inerente à virtualização de desktops oferece vantagens sobre o modelo tradicional e cada computador virtual funciona como uma unidade auto-suficiente com seu próprio sistema operacional, periféricos e aplicativos. Despesas de hardware globais tendem a diminuir à medida que os usuários podem compartilhar recursos alocados para eles em uma base de processamento centralizado. A Virtualização melhora a integridade de dados e informações do usuário já que todos os dados são mantidos no centro de dados em infraestrutura corporativa de servidores e storage que propiciam um ambiente de alta disponibilidade.


As vantagens do EUC incluem:
  • Provisionamento mais simples de novos desktops
  • Menor custo de implantação de novos aplicativos
  • Facilita capacidade de gestão de imagem e versões de software
  • Aumento de segurança de dados e compliance
  • Ciclo mais longo de atualização de infra-estrutura de desktop do cliente
  • Acesso remoto seguro a um ambiente de desktop corporativo
  • Entrega de Desktop Services a partir da nuvem privada para o usuário final