RECUPERAÇÃO DE DESASTRES

O ambiente altamente competitivo atual obriga as empresas a fornecer acesso contínuo e rápido aos seus aplicativos de negócios, sistemas e dados 24hx7x365. Qualquer perturbação pode ter consequências mensuráveis em termos de receita, qualidade e imagem da empresa. Interrupções não têm necessariamente de ser desastres, elas podem estar relacionadas com falhas de hardware ou software, manutenção ou backups; no entanto, é importante para as empresas mitigar o risco de negócio devido a interrupções planejadas ou não planejadas.
Recuperação de Desastres, do inglês Disaster Recovery (DR), consiste em um conjunto de soluções para ambientes físicos e/ou virtuais com procedimentos que possibilitam restaurar e dar continuidade operacional ao ambiente quando ocorre um desastre natural ou provocado por ações humanas.
A infraestrutura tecnológica representa uma parte essencial em um processo de DR, pois deve garantir que aplicações sejam recuperadas de modo a atender o RPO (Recovery Point Objective – Ponto Desejado de Recuperação) e RTO (Recovery Time Objective – Tempo Desejado para Recuperação). A estrutura para o processo de DR pode estar tanto “on premise” como na nuvem.
A infraestrutura tecnológica representa uma parte essencial em um processo de DR, pois deve garantir que aplicações sejam recuperadas de modo a atender o RPO (Recovery Point Objective – Ponto Desejado de Recuperação) e RTO (Recovery Time Objective – Tempo Desejado para Recuperação). A estrutura para o processo de DR pode estar tanto “on premise” como na nuvem.
Alguns dos maiores desafios para a implementação de um plano de Recuperação de Desastres / alta disponibilidade que podem ser resolvidos com as soluções corretas de virtualização e storage incluem:

O custo extra de implantação de um plano de DR

Dificuldade em manter as soluções uma vez implementadas

Capacidade de proteger todos os recursos desejados / necessários

Definições sobre a utilização de uma infraestrutura de DR “ on premise” ou na nuvem

Falta de recursos para testes e manutenção plano de DR

Apoio executivo devido ao paradigma de custos

A IT-One ajuda a sua empresa a viabilizar o plano de recuperação de desastres (DRS) através de consultoria, venda, integração de soluções e serviços oferecendo:

  • Armazenamento com alto nível de confiabilidade e disponibilidade

  • Soluções de backup e desduplicação

  • Replicação síncrona e assíncrona entre sites

  • DR na nuvem pública, híbrida e privada

  • Virtualização de processamento, armazenamento e redes

  • Automação do Plano de DR

  • Serviços de service desk, monitoramento e suporte

ALTA DISPONIBILIDADE (HA)

Alta Disponibilidade (High Availability), compreende um conjunto de componentes redundantes de hardware e/ou software conectados e gerenciados para garantir que as aplicações se mantenham operacionais em caso de falha de qualquer um de seus componentes, promovendo seu funcionamento ininterrupto pelo maior período de tempo possível.
O impacto nos negócios tangível e percebido do tempo de inatividade pode ser expresso em termos de perda de informações, dano à propriedade, produtividade reduzida, custos de oportunidade, danos contratuais ou perda da reputação da empresa.
O objetivo principal de uma solução de alta disponibilidade é minimizar ou reduzir o impacto do tempo de inatividade. Uma estratégia segura para isso equilibra da melhor forma os processos empresarias e os SLAs (contrato de nível de serviço) com recursos técnicos e custos de infraestrutura.

A It-one ajuda os clientes a desenhar e implementar soluções de HA para ambientes críticos, oferecendo um conjunto de soluções tais como:

  • Virtualização de Armazenamento

  • Virtualização de redes

  • Virtualização de Servidores

  • Cluster de Servidores

  • Cluster de Banco de Dados

  • Serviços gerenciados, service desk, monitoramento, suporte

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