RECUPERAÇÃO DE DESASTRE


O ambiente altamente competitivo atual obriga as empresas a fornecer acesso contínuo e rápido aos seus aplicativos de negócios, sistemas e dados 24hx7x365. Qualquer perturbação pode ter consequências mensuráveis em termos de receita, qualidade e imagem da empresa. Interrupções não têm necessariamente de ser desastres, elas podem estar relacionadas com falhas de hardware ou software, manutenção ou backups; no entanto, é importante para as empresas mitigar o risco de negócio devido a interrupções planejadas ou não planejadas.

Recuperação de Desastres, do inglês Disaster Recovery (DR), consiste em um conjunto de soluções para ambientes físicos e/ou virtuais com procedimentos que possibilitam restaurar e dar continuidade operacional ao ambiente quando ocorre um desastre natural ou provocado por ações humanas.

A infraestrutura tecnológica representa uma parte essencial em um processo de DR, pois deve garantir que aplicações sejam recuperadas de modo a atender o RPO (Recovery Point Objective – Ponto Desejado de Recuperação) e RTO (Recovery Time Objective – Tempo Desejado para Recuperação). A estrutura para o processo de DR pode estar tanto “on premise” como na nuvem.

Alguns dos maiores desafios para a implementação de um plano de Recuperação de Desastres / alta disponibilidade que podem ser resolvidos com as soluções corretas de virtualização e storage incluem:
A IT-One ajuda a sua empresa a viabilizar o plano de recuperação de desastres (DRS) através de consultoria, venda, integração de soluções e serviços oferecendo:

ALTA DISPONIBILIDADE (HA)


Alta Disponibilidade (High Availability), compreende um conjunto de componentes redundantes de hardware e/ou software conectados e gerenciados para garantir que as aplicações se mantenham operacionais em caso de falha de qualquer um de seus componentes, promovendo seu funcionamento ininterrupto pelo maior período de tempo possível.

O impacto nos negócios tangível e percebido do tempo de inatividade pode ser expresso em termos de perda de informações, dano à propriedade, produtividade reduzida, custos de oportunidade, danos contratuais ou perda da reputação da empresa.

O objetivo principal de uma solução de alta disponibilidade é minimizar ou reduzir o impacto do tempo de inatividade. Uma estratégia segura para isso equilibra da melhor forma os processos empresarias e os SLAs (contrato de nível de serviço) com recursos técnicos e custos de infraestrutura.
A It-one ajuda os clientes a desenhar e implementar soluções de HA para ambientes críticos, oferecendo um conjunto de soluções tais como: